segunda-feira, 3 de abril de 2017

De costas voltadas à Ambição (e ao Futuro)


Caro Jorge Jesus, já que não te posso pedir para que uses os melhores jogadores, que lhes tentes incutir o mínimo de respeito pelo Sporting Clube de Portugal (adeptos e História), e porque não, à sua própria profissão, peço-te que não nos consideres iguais aos adeptos do teu anterior clube. Nós não somos nenhuns acéfalos. Não nos tornes por parvos, pode ser?

É preciso destacar três pormenores fundamentais. Primeiro, a vitória. Segundo, de uma série sete jogos conseguimos seis vitórias e um empate. Terceiro, o Arouca no seu terreno é difícil e começamos a perder. - Jorge Jesus

Vamos lá ver. Ok, a vitória é sempre muito importante. Se é oficial que renunciámos ao Futebol, então que venham as vitórias. Ao menos isso. 
Uau, que registo impressionante. 6 vitórias em 7 jogos. Moreirense, Rio Ave, Estoril, Guimarães, Tondela, Nacional e Arouca. Nunca pensei... Isto era de uma exigência brutal... Adversários poderosíssimos. Claro que foi impossível vencer o Vitória de Guimarães, em casa. Eu compreendo, é uma equipa que sabe fazer 2 passes seguidos e está, minimamente, bem orientada. Faz toda a diferença.
É verdade. O Arouca em casa é terrível. Contando com o jogo de ontem, os últimos 5 jogos em casa, venceu 1 e perdeu 4... Impressionante. Aliás, todo o registo actual do Arouca é brutal. Nos últimos 10 jogos, venceu 1 e empatou outro. Imagina qual terá sido o resultado obtido nos restantes 8 jogos...

Entrámos com pouca competência defensiva e sofremos um golo. Depois, foram 30 minutos de grande qualidade, com dois golos e boas jogadas. 

Isso nem parece nosso. Entrar com "pouca competência defensiva" e sofrer logo um golo na 1ª jogada (e na pequena área)? Deve ser inédito. 
Sim, reagimos. O nosso avançado (com números ao nível dos melhores da Europa) teve uma única oportunidade. Houve outra do Gelson e... os golos. Avassalador. E na 2ª parte?

Após o intervalo, o Sporting regressou a vencer e poderia dar alguma segurança em termo emocionais, mas era preciso ter mais bola. (...) A segunda parte foi sofrível, mas fico satisfeito por ter ganho, só que queria que a equipa tivesse revelado na segunda parte o mesmo comportamento da primeira.

Bola? Então mas o Alan, Bryan, e Bruno César não são jogadores feitos, com enorme cultura táctica, com um momento defensivo brutal? 2ª parte sofrível? Nem parece nosso... Pelo segundo jogo consecutivo, o nosso melhor jogador foi o Coates. Contra o Arouca, que fez todos os remates enquadrados da 2ª parte. Sabes quantos fizemos? ZERO. A única "oportunidade" ocorreu aos 90m, num lance em Gelson quase chega à bola... Um rolo compressor autêntico.

O Sporting não está a lutar pelo título, mas pressão do título ainda está nestes jogadores, porque parece que têm medo de ganhar.

Jorge, Jorge. Não gozes com um gajo... Mas qual título? Aquele que deixámos de disputar em Dezembro? Medo de ganhar? Não foi isso que eu vi em Tondela. Não é isso que vejo, agora, na equipa B, que estava em posição de descida há cerca de 1 mês. Na equipa não há medo de ganhar. O que tu tens no plantel, é jogadores que não sabem jogar e/ou estão-se a cagar.

Em Tondela jogaste com miúdos com grande qualidade e, acima de tudo, motivados. A bola circulou com rapidez, houve movimentações, imprevisibilidade e a exploração de todos os espaços do terreno. Os que entraram na 2ª parte desse jogo, não foram já acomodados com o resulto feito. Foram atrás de mais futebol e golos.

O 11 de ontem é uma vergonha e é um insulto para quem trabalhou bem em Tondela. Esse foi o nosso melhor jogo em meses!! E tu voltaste a colocar o entulho que só tu achas que serve para o Sporting. Não há razão desportiva que tenha levado à saída de Podence e Matheus da equipa. Não há razão desportiva que leve a que Schelotto e Marvin continuem a vestir a nossa camisola (ontem foi mais uma exibição enorme destas pérolas). Não há razão desportiva para não se dê oportunidades reais a Geraldes e Gauld. Não há substituto para Adrien porque tu não queres.

Quem tem medo de ganhar não são os jovens "sem cultura táctica defensiva" (o Alan defende "pa caralho"). Quem tem medo de ganhar, és tu!!

Nós somos muito, mas mesmo muito tolerantes. Em Janeiro, apesar da vergonha que foi esta época (altamente dispendiosa e que vai demorar muito tempo a equilibrar), nós metemos na cabeça que já se devia preparar a próxima época. Voltaram alguns dos que não deviam ter saído e saiu parte que não devia, nunca, ter entrado. Mas o marasmo é o mesmo e o tempo vai-se esgotando sem qualquer sinal que se está a preparar o futuro. Tondela foi uma excepção. Foi um doce que nos deste, mas ficaste com medo que virássemos diabéticos e voltaste a tirar da nossa boca. Tondela aconteceu porque Adrien, Alan e B. César estavam impedidos de jogar. Só por isso.

O Sporting (e eu) quer que tu sejas o seu treinador. Mas, e isso custa-me muito, eu acho que tu não queres ser o treinador do Sporting.


ps: na próxima jornada o Boavista vem a Alvalade. Espero que deixem o Iuri Medeiros jogar. Tenho saudades de ver futebol.


14 comentários:

Frederico disse...

Cantinho,

Os regulamentos não deixam o Iuri jogar.

Sportinguista não cota disse...

O titulo devia ser a galinha da minha vizinha...

Cantinho do Morais disse...

Frederico,

eu sei, obrigado. Além dos regulamentos, quem manda no futebol do Sporting também não deixa que o Iuri "jogue". É pena, acho que ficávamos a ganhar.


António Gomes,

uma das razões para o nosso insucesso é esse foco nas "galinhas" (que, por acaso, até são vizinhas).

SL

JG disse...

Cantinho, o discurso do JJ na conferência de imprensa é uma de duas coisas: ou falta de honestidade intlectual ou um acto de gozo descarado com os sportinguistas. Não jogámos nada. Não arriscámos nada na promoção dos nossos jovens jogadores.
Uma seguna parte miserável. Com um Gelson a um nível elevado mesmo assim a equipa jogou pouquissimo. Incompetência no lance do golo do Arouca: Ruben Semedo a olhar para o alto e Marvin a fingir que saltava. JJ além de nos tomar por parvos é injusto. Continua adeixar Paulo Oliveira de fora. Os outros jogadores sabem que ele deveria ser o titular. Fala de riscos e de minutos, distingue qualidades técnicas com competências tácticas. Ficamos todos logo a perceber a razão pela qual joga o Alain Ruiz: enorme competência táctica.
Mas, saliente-se a forma como JJ assume o risco de dar minutos aos jovens jogadores: mandando Gauld para a bancada - minutos de bancada, um grande progresso, já dá para avaliar a evolução táctica do jogador - deixando Geraldes de fora - minutos a ajudar a equipa B - colocando Podence a dez minutos do fim - realizou as únicas jogadas de perigo da segunda parte. Deixando Matheus no banco - noventa minutos de banco. Colocando Palhinha quando o rolo compressor do Arouca empurrava o Sporting para o seu meio terreno.
Acho que uma parte significativa dos sportinguistas subscreve a análise aqui feita à atitude do treinador: De costas voltadas à Ambição e ao Futuro.

RMSCP disse...

Só para acrescentar que acabámos o jogo com 5 defesas e 2 trincos... contra o poderoso Arouca...

O jogo foi zzZZ.

Cumps

Cantinho do Morais disse...

JG,

"Fala de riscos e de minutos, distingue qualidades técnicas com competências tácticas. Ficamos todos logo a perceber a razão pela qual joga o Alain Ruiz: enorme competência táctica."

é isto mesmo.

"mandando Gauld para a bancada - minutos de bancada, um grande progresso, já dá para avaliar a evolução táctica do jogador"

eu acho que o Gauld foi para a bancada porque já se sabia que iam poucos adeptos ao jogo (bilhetes muito caros). E já se sabe que os britânicos são muito efusivos no apoio à sua equipa.

SL



RMSCP,

o título do post esteve quase para ser ZZzzzzz.... (é verdade)

SL

Sportinguista não cota disse...

Cantinho,

No meu comentário a galinha que eu me referia não era essa...

jorgen80 disse...

peço-te que não nos consideres iguais aos adeptos do teu anterior clube. Nós não somos nenhuns acéfalos. Não nos tornes por parvos, pode ser?

Epa, esta mania da superioridade... tu és do clube x, por isso és um ser humano de mão cheia já que é no futebol que os valores da sociedade se incutem!
Ninguém te toma por parvo. Ora essa. Mas olha que ser parvo não é mesmo nada, nada mau.

Sportinguista não cota disse...

Picaste-te, emfiaste o barrete, Jorgen80? Pelo escrito parece que sim...

jorgen80 disse...

António, não "emfio" barrete nenhum. Vocês são os superiores porque são do Sporting e o futebol é que guia a vida. Obrigado por o demonstrares!

Sportinguista não cota disse...

Não enfiaste não... mas que a cabeça cresceu, cresceu...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Já não é a primeira vez que o digo...os textos "são pertinentes", por vezes "exageradamente pessimistas", mas escritos por um SPORTINGUISTA inconformado...tal como eu!!!!!Agora, tenho de voltar a dizê-lo : COMO É POSSÍVEL DAR CONFIANÇA A SERES COMO O jorgen80...

SIMPLESMENTE NÃO ENTENDO!!!!

ABRAÇO E SL

Cantinho do Morais disse...

Caro Anónimo,

é verdade que sou pessimista em relação ao Sporting (muito, até - mas poderia ser de outra maneira? tenho 36 anos, o Sporting não me mostrou nada que pudesse contrariar tal postura). Também é verdade que estou inconformado, porque creio que podemos ser muito melhores, pois temos meios para isso.
Quanto ao "leitor" que mencionou, por mim, está identificado. Se, como qualquer outro, não ultrapassar os limites da boa educação, então poderá sempre visitar este espaço, assim como deixar uma livre opinião. Se terá resposta minha? Bem, já o fiz por diversas vezes, mas a incoerência de pensamento e de discurso que ele apresentou foi suficiente para que lhe não volte a responder. Fica ao critério de cada um a importância que lhe quererão dar. Já lhe dei a minha, e arrependo-me pois foi excessiva.

um abraço e SL

T W disse...

As críticas são todas legítimas, mas para serem credíveis têm pelo menos que ser coerentes.

Não percebo como se conjuga esta afirmação:
"Moreirense, Rio Ave, Estoril, Guimarães, Tondela, Nacional e Arouca. Nunca pensei... Isto era de uma exigência brutal... Adversários poderosíssimos. Claro que foi impossível vencer o Vitória de Guimarães, em casa. Eu compreendo, é uma equipa que sabe fazer 2 passes seguidos e está, minimamente, bem orientada. Faz toda a diferença."

Com esta:
"Em Tondela jogaste com miúdos com grande qualidade e, acima de tudo, motivados. A bola circulou com rapidez, houve movimentações, imprevisibilidade e a exploração de todos os espaços do terreno. Os que entraram na 2ª parte desse jogo, não foram já acomodados com o resulto feito. Foram atrás de mais futebol e golos."

Ora se eu bem percebi o Tondela é uma das equipas que não sabe fazer 2 passes seguidos. Sendo o ultimo classificado destacado eu iria ao extremo de dizer que se calhar nem um passe e meio de seguida. Como é que de repente a nossa exibição contra a pior equipa da Liga é o Alfa e o Ómega do nosso plano futebolístico.

Eu era capaz de dizer que ao pé do Tondela o Rio Ave (um dos que não faz 2 passes seguidos) parece o Barça do Guardiola. Mas se calhar eu estou a ver mal e o Tondela é apenas uma equipa com muito azar...